ESPIRITUALIDADE TERENA

Eder Nimbu

Falar da nossa espiritualidade terena é, também, falar da natureza e de ITUKO´OVITI, que significa: "Criador de todas as coisas", pois entendemos que tudo está ligado com a terra, com a cultura e com as nossas tradições. Natureza/espiritualidade, dependemos dessa relação no sentido de pertencer e de ter um relacionamento entre a criatura e o Criador, (natureza e Ituko´Oviti).

Para entender melhor a relação entre índio Terena, a natureza e Ituko´Oviti é preciso ter em mente a história que foi transmitida a nós, de geração em geração, de como foi a nossa origem yara kuveo me´um (nesta terra ou neste mundo).

Havia um homem chamado Oreka Yuvakae. Ninguém sabia da sua origem, não tinha pai e nem mãe, era um homem que não era conhecido de ninguém. Ele andava caminhando no mundo. Andando num caminho, ouviu um grito de passarinho olhando como que com medo para o chão. Este passarinho era o bem-te-vi. Por curiosidade, começou a se aproximar. Viu um feixe de capim, e embaixo havia um buraco. Nele havia uma multidão. Eram os povos Terena, e eles não se comunicavam e ficavam trêmulos. Aí, Oreka Yuvakae, segurando em suas mãos tirou todos do buraco. Preocupado, Oreka queria comunicar-se com eles, mas não conseguia. Ele resolveu, então, convocar vários animais para tentar fazer os Terena falarem, mas ainda não conseguia. Finalmente, ele convidou o sapo para uma apresentação na sua frente. O sapo teve sucesso, pois todos os Terena deram gargalhada e, a partir daí, começaram a se comunicar e falaram para Oreka Yuvakae que estavam com frio.

Na Bíblia Sagrada, Gênesis 1.1-31, há o relato da criação do universo e da raça humana. Onde, também, vemos, claramente, a relação entre o homem, a natureza e Ituko´Oviti (Deus ou Criador de todas as coisas). Na nossa existência, como Terena neste mundo, vemos um homem que não sabemos a sua origem, ele era sem pai e sem mãe, que andava na floresta, os passarinhos e o sapo são elementos da natureza, que interagiram com os humanos e são representação que se parece com a criação bíblica. Na Bíblia Sagrada vemos, também, que, antes da criação do mundo, Deus já existia, e, também não sabemos a sua origem.

Entendemos que a base da nossa espiritualidade é a relação entre nós, a natureza e Ituko´Oviti, sempre de harmonia. Assim como somos guerreiros e agricultores, especialistas nas plantações, vemos que as nossas roças e as florestas não são apenas fontes de alimento, mas, também, da nossa relação com o mundo espiritual. Mesmo nós, evangélicos, nos sentimos com maior harmonia com o Espírito Santo de Deus em meio a nossas matas. É lá que nos sentimos em casa com Ele. Sempre procuramos conhecer Ituko´Oviti.

(Trecho do texto de Eder Nimbu, do povo Terena, que está na obra TEOLOGIA INDÍGENA CRISTÃ.)

ACESSE NO SITE DA EDITORA SABER CRIATIVO!


Comentários